Você pode ter a melhor arma, uma perfeita empunhadura, um saque incrivelmente rápido, uma visada incrível e até mesmo noções perfeitas de estratégia de combate. Todavia, se tudo isto estiver montado sobre uma base ruim, será muito pouco eficiente na hora da necessidade.
Vamos conhecer um pouco hoje as principais posições de tiro.
Isósceles
A posição de tiro conhecida como Isósceles consiste em formar um triângulo isósceles (dois lados congruentes) entre os braços do atirador. Para isso, é necessário que os pés estejam paralelos e apontando direto para o alvo, mais ou menos na largura dos ombros.Nessa posição, os joelhos devem estar ligeiramente flexionados.
A grande vantagem deste método é a precisão horizontal dos disparos: com os pés apontados para o alvo e a arma centralizada em relação ao tronco do atirador, é bem provável que a visada necessite de muito pouco ajuste horizontal. Todavia, o alinhamento vertical pode ficar comprometido, usualmente errado para um local mais baixo em relação a onde se deseja atingir.
Trata-se de posição importante para quem utiliza colete balístico, pois “oferece” ao inimigo a porção mais protegida do acessório (frontal).
Infelizmente, ao mesmo tempo, a posição isósceles também deixa a silhueta do atirador enorme, facilitando a vida de quem deseja acertá-lo.
Isósceles Modificada
Há quem fale ainda na posição “Isósceles Modificado”, que se difencia da Isósceles Original na medida em que o centro de gravidade do atirador é deslocado para a frente. Existe uma celeuma sobre as vantagens e desvantagens desta modificação, portanto vamos nos ater à simples menção da técnica.
Weaver
Inventada por Jack Weaver, a construção desta posição consiste em produzir um afastamento antero-posterior das pernas do atirador, girando ligeiramente o tronco ao apontar o ombro da mão de suporte em direção ao alvo.
Nessa posição, os cotovelos devem permanecer um pouco flexionados e a mão de suporte pressiona a arma contra a mão que efetuará os disparos, mantendo a arma presa.
A vantagem da posição é reduzir a silhueta do atirador, todavia, para aqueles que utilizam colete balístico, tem a desvantagem de “oferecer” ao inimigo exatamente a lateral, menos protegida, do acessório.
Weaver Modificada
Já na Weaver Modificada, o braço da mão principal do atirador fica totalmente estendido, proporcionando maior estabilidade à arma, quanto aos recuos.
Tática
Recentemente “oficializada” no mundo do tiro, a posição que ficou conhecida como “Tática” é a consequência óbvia das observações citadas até o presente.
Ela consiste em um pequeno afastamento antero-posterior das pernas do atirador, porém, mantendo o tronco voltado para o alvo. Isso implica a continuidade da cobertura do atirador pela veste balística e é o padrão que vem sendo mais utilizado por grupos táticos modernos.
Considerações Finais
Não existe uma posição melhor que a outra. Ao atirador bem preparado é necessário conhecer as características, vantagens e desvantagens de cada uma destas posições para, em uma situação específica, escolher a que melhor se enquadra.
Treinar e experimentar cada uma delas é fundamental não somente na fase de preparação, mas por toda a vida de quem utiliza armas de fogo.