Esse post será exclusivo para as modalidades de shotgun e rifle. Para o post de IPSC/ handgun, clique aqui
O tiro prático não se limita somente à prática com armas curtas (handgun), apresentando também as modalidades de shotgun e rifle, que serão explanadas nesse post.
Começando pelo shotgun que é uma modalidade que só permite armas do tipo “espingarda” ou armas de “alma lisa” com munições em cartucho. Essa categoria está dividida em 04 divisões e cada uma delas com 05 classes, subdivida de acordo com a idade (overral, lady, junior, sênior e suoer sênior), sendo liberada apenas a utilização de munições do tipo “cartuchos” nos calibres 12GA (mais usado), 16GA e 20GA. Porém, existem 03 variantes de munições permitidas nas provas de shotgun IPSC, conforme critérios do organizador do campeonato. São elas:
- Birdshoot (“chumbo fino”): munições que contenham esferas de chumbo fino de tamanho compreendido entre 3 e 9 mm.
- Burkshoot (“chumbo grosso”): munições que contenham esferas de chumbo grosso do tipo SG (9 esferas de 8,5 mm);
- Slug (“balote”): munições que contenham balote (uma única unidade) no interior do cartucho.
Em relação as divisões, elas também são feitas de acordo com a arma e o calibre, e são:
- OPEN:
É permitido o uso de armas semiautomáticas com a utilização de carregadores descartáveis durante uma pista de tiro, sendo que esses podem ter a capacidade máxima de 12 munições, porém só podem conter até 10 munições em cada carregador durante a pista. Além disso, é permitido o uso de miras óticas e compensadores.
- MODIFIED:
O armamento usado é do tipo semiautomático e não é permitido a utilização de carregadores descartáveis, somente tubos prolongados (até 13 munições no tubo prolongador mais 1 munição na câmara da arma), onde o comprimento total da arma (considerando toda a sua extensão mais o tubo prolongador) não pode exceder 1320mm ou 1,32cm. Além do mais, é permitida o uso de miras óticas, porém é permitido o uso de compensadores. Sendo assim, a diferença para a modalidade open é que a recarga de munições na pista de tiro só pode ser feita manualmente.
- STANDARD:
Também são usadas armas semiautomáticas, porém não é permitido o uso de carregadores descartáveis, miras óticas e compensadores. Dessa forma, é autorizado a utilização de tubos prolongadores, e a quantidade máxima de munição permitida em uma pista de tiro são 08 dentro do tubo mais 01 na câmara da arma. Vale lembrar que a recarga na pista só pode ser feita de forma manual.
- STANDARD MANUAL:
Nessa categoria só é permitido o uso de armas manuais, com tubos prolongados e sem limite de comprimento total. Contudo, não são permitidos carregadores descartáveis, miras óticas e compensadores, e a quantidade máxima de munição permitida em uma pista de tiro são de 08 dentro do tubo e 01 na câmara. Ademais, a recarga só pode ser feita na pista de forma manual.
Já no IPSC rifle, os calibre mais utilizados são o .223 e .308, podendo também ser usado o calibre .38 SPL na divisão manual. Essa modalidade também está subdividida de acordo com a arma e o calibre, conforme a seguir.
- SEMI AUTO OPEN (SAO):
É permitido o uso de armas semiautomáticas, sem restrição de quantidade de munições no carregador e uso livre de acessórios.
- SEMI AUTO STANDARD (SAS):
São usadas armas semiautomáticas, sem restrição de quantidade de munições nos carregadores, porém não é permitido o uso de acessórios, somente o grip frontal, que não pode ultrapassar de 15,2cm da metade do cano e os compensadores também não podem ser maiores que 3x9cm.
- MANUAL OPEN (MAO):
As armas são manuais, sem restrição de quantidade de munições no carregador e é permitido o uso de acessórios.
- MANUAL STANDARD (MAS):
É permitido o uso de armas manuais, com limite de 06 munições, considerando 05 no carregador e 01 na câmara. Porém, não é autorizado o uso de acessórios, somente o grip frontal, que não pode ultrapassar de 15,2cm da metade do cano e os compensadores não podem ser superiores a 3x9cm.
- MANUAL STANDARD 10 (MAS10):
São usadas armas manuais, com limite de 11 munições, sendo 10 no carregador e 01 na câmara. Também não é permitido o uso de acessórios, somente o grip frontal, que não pode ultrapassar de 15,2cm da metade do cano e os compensadores não podem ser superiores a 3x9cm.
Além dessas modalidades, existe também a de mini rifle, que foi aprovada durante uma assembléia geral realizada na Grécia, onde o calibre usado seria o .22 LR, com direito a regulamento próprio e duas categorias. São elas:
- STANDARD:
Nessa categoria, as armas podem conter carregadores de 30 tiros, porém não é permitido acessórios, somente o grip frontal, que não pode ultrapassar de 15,2cm da metade do cano.
- OPEN:
As armas devem conter carregadores com até 30 tiros, e também é permitido acessórios como compensadores, miras óticas e eletrônicas, bipes e grip frontal.
Já no ano de 2012, a Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP) criou uma nova categoria para essa modalidade, chamada de S10, onde são usadas armas que não podem ter carregadores com capacidade maior que 10 tiros, e não são aceitas modificações, somente o grip frontal, que não pode ultrapassar de 15,2cm da metade do cano. Sendo assim, essa modalidade só está disponível no Brasil, em função do material usado no país, como armas no modelo 7022.
Gostou de ficar por dentro desse assunto? Então não perde tempo e nos siga nas nossas redes sociais para não perder nenhum post.
Fontes:
https://www.ccpm.com.br/modalidade/71
https://www.ccpm.com.br/modalidade/70
https://ftpdf.org.br/modalidades/
https://www.portaldotiro.com/modalidades/tiro-pratico/247-ipsc-divisao-mini-rifle