Muitos ainda confundem essas duas variantes, cometendo o equívoco de achar que são a mesma coisa, apenas praticadas em ambientes diferentes. Porém, a diferença vai muito além disso, apesar de ambos estarem inseridos na classificação de tiro desportivo.
Agora vem conosco que vamos te explicar detalhadamente como funcionam cada uma delas e como estão subdividas.
- TIRO OLÍMPICO:
É caracterizado pela prática do esporte do tiro em competições olímpicas, e, pasmem, está presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos em Atenas, em 1896, porém só haviam homens participando dessa modalidade. Somente em 1984 as mulheres passaram a competir com categorias exclusivamente femininas, e hoje é disputado em 15 divisões, sendo nove masculinas e seis femininas.
Durante as competições, são disputadas provas em três categorias. São elas:
1. Tiro com carabina:
É praticada com uma arma de cano longo e, por isso, permite o uso das duas mãos, e a pontuação máxima é atingida quando o atirador atinge o alvo circular. Essa categoria é realizada em pé, com distância de 10 a 50 metros, e deitado, com distância de 50 metros.
2. Tiro com pistola
É praticada com uma arma curta e com apenas uma das mãos, e está dividida nas categorias de alvo móvel, pistola livre, pistola de ar e tiro rápido. Além disso, o alvo pode estar a 10, 25 ou 50 metros de distância do atirador.
3. Tiro ao prato:
É a modalidade mais conhecida e possui duas variações: a modalidade fossa olímpica, na qual o atirador tem cinco posições de disparo e deve acertar o paro com dois tiros; e a modalidade skeet, que funciona da mesma forma da anterior, porém com oito posições diferentes. Vence quem atingir o maior número de pratos.
Além das categorias já citadas, estão inclusos também o aisoft, que um esporte que simula situações de combate e pode ser praticado ao ar livre ou em ambientes fechados, onde são usadas armas de pressão que disparam bolinhas de plástico; e o paintball que se assemelha bastante ao airsoft, e única diferença é que são usadas armas de pressão que disparam bolinhas de tinta.
- TIRO PRÁTICO:
É um esporte que surgiu no sul da Califórnia, nos anos 50, e consistia inicialmente em desafios que envolviam sacar a arma rapidamente, vencer ou contornar obstáculos de modo a poder visualizar os alvos.
Hoje em dia essa modalidade é organizada pela International Practical Shooting Confederation (Confederação Internacional de Tiro Prático- IPSC), e regulamenta as provas de IPSC com a utilização de armas curtas (handgun), longas (shotgun) e rifle, além de ser considerado como um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão utilizando armas com potência ajustadas ao regulamento. Além do mais, o atleta ter que se movimentar muito, a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes.
E ai, gostou do conteúdo? Então manda o link para aquele seu amigo que ainda não consegue distinguir as modalidades do tiro.
Não perde tempo e vem logo fazer parte da família Defender Brasil!!
https://clubedefenderbrasil.com.br/filiacao-atleta/
Siga-nos também em nossas redes sociais: